«Operação Triunfo» e «Ídolos» juntos rumo à Eurovisão Rui Drumond, concorrente da primeira edição da «Operação Triunfo» (da RTP) e Luciana, revelada na segunda edição dos Ídolos (na SIC), serão as vozes da canção a representar Portugal na edição 2005 do Festival da Eurovisão que terá lugar em Kiev, na Ucrânia, no próximo dia 21 de Maio.
Os dois jovens cantores interpretarão uma canção original de José da Ponte, Alexandre Honrado e Ernesto Leite, um tema «encomendado» pela RTP a estes três profissionais para assegurar a participação da estação pública de televisão portuguesa no certame.
Segundo as actuais regras do concurso, em prática desde 2004, a canção portuguesa terá de se submeter à semi- final, a realizar a 19 de Maio. Caso se classifique entre as 10 primeiras canções, terá então acesso à final, a realizar dois dias depois no mesmo local.
Entretanto, está confirmada a presença de um outro português no Festival da Eurovisão deste ano. Nuno Resende, de 32 anos, residente na Bélgica desde 1985, venceu na noite de domingo a final belga, com a canção «Le Grand Soir».
O músico português, com carreira desde 1997, já havia participado no festival belga em 2000, então como vocalista do grupo La Teuf. Não é a primeira vez que um português representa um outro país. Marie Myriam, portuguesa, venceu o concurso pela França em 1977.
PG