quarta-feira, agosto 16, 2006

A Manhã Perfeita

Não há nada como, após um feriado de Agosto com mau tempo, ir pela manhã à Loja do Cidadão para comprar o selo do carro. Às 08h30, hora a que a porta se abre e nos permite o contacto num só local com o maravilhoso mundo da burocracia, retirei a senha nº 3 e aguardo pela minha vez.
Com a senha nº 1 apresenta-se um senhor dos seus 70 anos e a quem a senhora deu um despacho em 22,34 segundos com o argumento de que o assunto só se resolve pela internet. O senhor terá pensado o que será isso da internet. É a democracia no seu melhor.
O da senha nº2 ainda foi mais rápido. De facto também não percebo o que é que alguém que não transporta qualquer documento na mão pode ir fazer à Loja do Cidadão.
Finalmente chega o meu momento. Passados 45 segundos a senhora informa-me que o sistema está a dar erro. "Como?", pergunto eu. "Não consigo abrir a página, vai ter de aguardar... vou desligar e voltar a ligar o sistema". Passados uns minutos... nova tentativa. Nada. "O erro continua". Eu faço algumas perguntas que me parecem pertinentes: "Mas o erro é geral? Sabe se demorará muito tempo?". "Não sei. Nunca temos feed-back sobre os erros de sistema".
Penso para mim: Quando não havia computadores como é que seria vendido o selo? Será que estes senhores já alguma vez pensaram que a informação sobre a demora ou se o problema é geral pode ser útil para o Cidadão?
A senhora diz-me para aguardar. Chama o Cidadão nº4. É para pagamento de IVA. Alguns 40 impressos. Primeiro desabafo da senhora das finanças: "O sistema está muito lento".
Passados 10 minutos interrompe o senhor do IVA e tenta novamente aceder ao sistema do selo do carro. Nada.
Estocada final: "Não o posso ajudar. O sistema continua com erro. O senhor não tem mais nenhum sítio onde ir?" Eu respondo: "Tenho de ir trabalhar." Ela não desiste: "Pois, então o melhor é passar mais tarde aqui ou num balcão das finanças que eles também vendem o selo." Eu pergunto para terminar: "Mas o sistema não é o mesmo? Se não funciona aqui também não funciona lá". Ela: "Não sei, pois não temos feed-back sobre essa informação."

Passados 15 minutos na fila das Finanças: "o sistema está em baixo. Aguarde um pouco ou passe cá mais tarde... aquelas senhoras também estão à espera."

Após esta visita à Loja do Cidadão e à minha repartição de Finanças concluo que só há três diferenças entre os dois locais:
- Nas Finanças os monitores dos computadores são dos antigos. Na Loja do Cidadão já é tudo com LCD.
- Nas Finanças as senhoras não têm farda e já têm pelo menos 25 anos de casa. Na Loja do Cidadão é tudo fardado e com no máximo 10 anos de função pública.
- Nas Finanças as senhoras ainda têm óculos redondos à antiga. Na Loja do Cidadão só se aceitam óculos com aros quadrados para dar um ar de modernidade à coisa.

No resto é a mesma coisa. É o sistema a lixar-me o dia.

JA

2 Comments:

At 8:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Simplex for ever

 
At 1:39 da tarde, Blogger elessar said...

Maravilhoso! Ainda hoje estive na loja do cidadão, gastei quase 20 euros e não resolvi nada. Falta sempre qualquer coisa... Acho que mais valia fazer como os outros e deixava andar. Isso de mandarem os velhotes tratarem as coisas pela internet é de outro mundo que não este! Mas é real...

 

Enviar um comentário

<< Home