segunda-feira, agosto 21, 2006

O verdadeiro serviço público

Um manual de como levar as vossas namoradas a tirar fotografias nua. Este verdadeiro serviço público está aqui: http://www.stuffmagazine.com/articles/index.aspx?id=1419

Divirtam-se.

JA

Contas de Cabeça

No Diário de Notícias de ontem foi publicado na última página uma notícia que referia que um indiano adulto, que nasceu com dois pénis funcionais, se ia submeter a uma intervenção cirurgica para remover um dos ditos cujos. Era também referido no texto que a probabilidade de esta situação ocorrer é de 1 em 5,5 milhões.
Segundo fonte bem informada Elsa Raposo começou de imediato a fazer contas e afirmou: "Bem... se é 1 em 5,5 milhões... em Portugal deve haver cerca de 5 milhões de homens... isto de certeza que quer dizer que em Portugal deve haver um, ou seja, já só me falta confirmar com os últimos 725".

PS - Não é por nada mas acho que é o José Castelo Branco.

JA

Ninguem para o Benfica

O Glorioso bateu o Sporting por 1-0, com golo de Carlos Correia, aos 55', na final do 2º Torneio Internacional de Sub-19 "Maçã de Alcobaça", deixando antever uma época de sucessos.

(in www.slbenfica.pt)

JA

Cow Parade

No fim-de-semana passado terminou a Cow Parade e foram recolhidas as vacas que, um pouco por todo o lado, decoravam as nossas ruas.
Parece que se esqueceram foi de recolher estas duas para abate:

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=211753&p=22&idselect=133&idCanal=133

JA

Momentos de Glória do Santanismo III

A justificação para a escolha de Teresa Caeiro para a secretaria de estado da defesa por ser neta de um militar e acabar por alterar a nomeação para secretária de estado na Cultura a caminho da cerimónia de posse.

Que saudades dos loucos meses do Santanismo.

JA

Momentos de Glória do Santanismo II

O discurso da cerimónia de posse do Sr. Pedro Lopes.

Que saudades dos loucos meses do Santanismo.

JA

Momentos de Glória do Santanismo I

Deslocalização dos serviços centrais de Ministérios para fora de Lisboa que acabaram em deslocalização de 3 ou 4 Secretarias de Estado.

Que saudades dos loucos meses do Santanismo.

JA

sexta-feira, agosto 18, 2006

Preto ou Branco

A SIC Notícias está hoje a passar duas peças jornalísticas sobre o Benfica. Na primeira refere que Simão já integrou o treino com os colegas e que se prepara para voltar a jogar oficialmente na próxima terça-feira. Logo de seguida o pivot anuncia a segunda peça: "Simão poderá sair para Inglaterra". E lá aparece pela enésima vez a indicação que os jornais desportivos do dia falam de um novo interesse de um clube inglês, desta vez é o Arsenal... e ontem era a equipa francesa de Lyon. Mesmo a acabar a peça vem a informação de que todos estamos à espera: "hoje pelas 19h Simão irà à sala de imprensa anunciar a sua permanência na Luz ou a sua saída para outro Clube".
É o que se chama de jornalismo sem risco. Quem sabe se um qualquer dia aparece uma notícia sobre Sócrates em que dizem: "O Primeiro Ministro vai hoje ao Parlamento anunciar a subida do IVA ou a sua redução".

PS - Ó Simão não vás para Londres que aquilo agora está uma chatice nos aeroportos... ainda te perdem as malas "Lui Vuitão" da feira de carcavelos.

JA

Notícias que realmente interessam

"A produtora japonesa Glazy’s, especialista em filmes pornográficos, lançou o primeiro título do género em formato HD-DVD do mundo."

(In Diário Digital)

JA

quarta-feira, agosto 16, 2006

Futebol português no seu melhor

O presidente do Estrela da Amadora (de seu nome António Oliveira... não confundir com o do Penafiel, Olivedesportos, Selecção, etc.) no final do jogo de ontem afirmou, muito indignado, que não percebia a fraca adesão de público.
Sabem qual era o preço dos bilhetes? 5€ para sócios do Estrela (e eles são aos milhares como se sabe) e 25€ para o público em geral.

Resultado final: 600 pessoas a assistir ao jogo.

JA

A Manhã Perfeita

Não há nada como, após um feriado de Agosto com mau tempo, ir pela manhã à Loja do Cidadão para comprar o selo do carro. Às 08h30, hora a que a porta se abre e nos permite o contacto num só local com o maravilhoso mundo da burocracia, retirei a senha nº 3 e aguardo pela minha vez.
Com a senha nº 1 apresenta-se um senhor dos seus 70 anos e a quem a senhora deu um despacho em 22,34 segundos com o argumento de que o assunto só se resolve pela internet. O senhor terá pensado o que será isso da internet. É a democracia no seu melhor.
O da senha nº2 ainda foi mais rápido. De facto também não percebo o que é que alguém que não transporta qualquer documento na mão pode ir fazer à Loja do Cidadão.
Finalmente chega o meu momento. Passados 45 segundos a senhora informa-me que o sistema está a dar erro. "Como?", pergunto eu. "Não consigo abrir a página, vai ter de aguardar... vou desligar e voltar a ligar o sistema". Passados uns minutos... nova tentativa. Nada. "O erro continua". Eu faço algumas perguntas que me parecem pertinentes: "Mas o erro é geral? Sabe se demorará muito tempo?". "Não sei. Nunca temos feed-back sobre os erros de sistema".
Penso para mim: Quando não havia computadores como é que seria vendido o selo? Será que estes senhores já alguma vez pensaram que a informação sobre a demora ou se o problema é geral pode ser útil para o Cidadão?
A senhora diz-me para aguardar. Chama o Cidadão nº4. É para pagamento de IVA. Alguns 40 impressos. Primeiro desabafo da senhora das finanças: "O sistema está muito lento".
Passados 10 minutos interrompe o senhor do IVA e tenta novamente aceder ao sistema do selo do carro. Nada.
Estocada final: "Não o posso ajudar. O sistema continua com erro. O senhor não tem mais nenhum sítio onde ir?" Eu respondo: "Tenho de ir trabalhar." Ela não desiste: "Pois, então o melhor é passar mais tarde aqui ou num balcão das finanças que eles também vendem o selo." Eu pergunto para terminar: "Mas o sistema não é o mesmo? Se não funciona aqui também não funciona lá". Ela: "Não sei, pois não temos feed-back sobre essa informação."

Passados 15 minutos na fila das Finanças: "o sistema está em baixo. Aguarde um pouco ou passe cá mais tarde... aquelas senhoras também estão à espera."

Após esta visita à Loja do Cidadão e à minha repartição de Finanças concluo que só há três diferenças entre os dois locais:
- Nas Finanças os monitores dos computadores são dos antigos. Na Loja do Cidadão já é tudo com LCD.
- Nas Finanças as senhoras não têm farda e já têm pelo menos 25 anos de casa. Na Loja do Cidadão é tudo fardado e com no máximo 10 anos de função pública.
- Nas Finanças as senhoras ainda têm óculos redondos à antiga. Na Loja do Cidadão só se aceitam óculos com aros quadrados para dar um ar de modernidade à coisa.

No resto é a mesma coisa. É o sistema a lixar-me o dia.

JA

sexta-feira, agosto 11, 2006

Bem me queria parecer...

Eu já tinha dúvidas que o rapaz fosse mesmo português: primeiro o rapaz fala mais castelhano que português, depois quando ganhou duas medalhas afirmou que não fez mais do que a obrigação dele e aquele nome "Francis Obikwelu" também me deixou pouco convencido.

Agora mais a sério.
Ponto prévio: Não concordo com naturalizações.
O rapaz está de parabéns. O prémio é dele e só dele.
Devemos estar-lhe gratos por usar (no bom sentido) as cores nacionais.
Mas neste momento devemos não esquecer que Obikwelu vive e treina numa pista em Madrid e a sua treinadora é espanhola.
Ou seja: Ele é nigeriano, a treinadora e a pista de treinos espanhois, o fato e as sapatilhas da Nike (pelo que devem ter sido feitos por criancinhas na Indonésia ou na China). E mesmo a bandeira Nacional se calhar é feita em Taiwan.
Portanto esta vitória é tudo menos portuguesa.

PS - Mas isto sou eu a três horas de ir de fim-de-semana e a pensar na fila que vou apanhar.

JA

Tudo jóia?

SegundoMaurício Botelho, presidente da Embraer, "A OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.) tem mais de 500 trabalhadores abaixo do nível mínimo de formação académica exigido pela Embraer aos seus cerca de 20 mil funcionários."

(In CM)

Resta-me em nome de Portugal agradecer a simpatia dos nossos irmãos brasileiros em darem emprego a estes 500 portugueses.

Gostaria só de lembrar aos senhores da Embraer que no dia em que a qualificação dos empregados portugueses for um problema temos cá uns largos milhares de compatriotas seus com um nível de formação muito bom em tudo o que é café, restaurante e supermercado para colmatar a saída dos portugueses.

JA

Bater no fundo

A Tv Cabo conseguiu, contra toda e qualquer lógica de ter canais que verdadeiramente interessam ao espectador, trocar o GNT pela Tv Record.
Agora é a vez da Tv Record, provavelmente andam a ler os mesmos livros de estratégia de conquista de audiências: "Paula Bobone convidada para fazer programa na estação brasileira." (in CM)

A socialite vai mais longe e, mesmo antes de ter contrato assinado, já arrota postas de pescada verdadeiramente brilhantes: “O maior problema em Portugal nem é a penúria económica mas a falta de educação, e acho lamentável que nenhuma televisão portuguesa pegue neste assunto tão sério. Isso sim seria uma atitude inteligente”.

Eu vou ter uma atitude inteligente: apagar a Tv Record da lista de canais sintonizados.

JA

A bola é redonda

"Garanto que não me sentarei ao lado de impostores ao longo do campeonato, seja na Luz ou nos jogos fora"

Luís Filipe Vieira (in Mais Futebol)

Parece que o Veiga vai passar a ver os jogos de pé.

JA

Vejam lá é se despacham isso...

"Para os contribuintes que entreguem declarações de rendimentos de categoria A, B (empresários e profissionais liberais), E ( capitais), F (prédios), G (mais- valias) e H ( pensões), os reembolsos começaram a 1 de Julho e terminam a 30 de Setembro."

(in JN)

JA

quinta-feira, agosto 10, 2006

Importa-se de repetir?

"O Governo aprovou hoje um decreto-lei que alarga a atribuição do fundo de compensação salarial aos pescadores que fiquem temporariamente impedidos de exercer a sua actividade por razões ambientais, de saúde pública ou de preservação dos recursos."

(in Público)

Eu pergunto: Então se eu trabalhar numa empresa que, porventura, polui o ambiente de alguma forma, e o Estado lembrar-se de mandar parar de laborar por razões ambientais, eu também me posso candidatar a um subsídio?

Agora é que eu percebo porque é que o meu Pai me dizia: "dedica-te à pesca!".

JA

A 1ª parte já está...

"Quero encontrar um ponta-de-lança, nem que seja na rua"
Co Adriaanse

Eu diria que na rua já está. Agora só falta encontrar o ponta-de-lança.

JA

terça-feira, agosto 08, 2006

Serviço Público

"Estudo sueco revela que amamentação baixa ansiedade nas crianças"

(In Público)

A Canalhada acrescenta (à borla e sem precisar de pedir aos suecos para fazer nenhum estudo caríssimo) que nos adultos tem o mesmo efeito.

JA

Objectividade

3 Razões para achar que vamos ganhar o jogo:
- O Beto não vai ser titular
- O Moretto está em Lisboa e o jogo é em Viena
- O Laurent Robert joga no Levante

3 Razões para achar que vamos empatar o jogo:
- O Beto vai estar no banco e pode entrar a qualquer momento
- O Marco Ferreira vai estar no banco e pode entrar a qualquer momento
- O Marcel vai estar no banco e pode entrar a qualquer momento

3 Razões para achar que vamos perder o jogo:
- O Beto pode ser titular uma vez que foi convocado e o Engenheiro anda baralhado com a conversa do sistema
- O Quim vai ser titular
- O jogo é no Prater de Viena onde já assistimos a duas das noites mais tristes da nossa história desportiva - a vitória do Porto frente ao Bayern de Munique e a derrota do Glorioso frente ao AC Milan

JA

No News

Os jornais desportivos e as revistas cor de rosa andam muito repetitivos, senão vejamos:
- Nos desportivos as duas únicas notícias de todo este verão são o regresso do Maestro Rui Costa nos dias pares e a ida do Simão para Valência nos ímpares.
- Nas revistas cor de rosa por sua vez alterna-se um novo namorado da Elsa Raposo com o encornamento respectivo ao anterior.

JA

É Só Rir...

Hermínio Loureiro... o único candidato à Presidência da Liga de Futebol:

"A sua candidatura é de renovação?
Eu e a minha equipa encaramos este desafio com espírito de missão para regenerar o futebol. A renovação dos métodos, das pessoas, no sentido lato, é uma coisa que a sociedade reclama. É evidente que as renovações não devem ser feitas contra ninguém, mas com todos. Claro que essa renovação natural está mesmo a ser feita. O primeiro sinal foi o major Valentim Loureiro candidatar-se a presidente da Assembleia Geral, dando oportunidade para aparecerem novos candidatos. É bom que tenhamos a noção de que há mais pessoas disponíveis. Olhe, mais mulheres é importante também."

e para ficarmos todos mais descansados o "candidato único" declara:

"Podem estar tranquilos que não vou para o futebol fazer política"

(In DN)

JA

Forza Italia

Fomos comidos outra vez pelos italianos... já não chegava terem ganho o Mundial e terem tido o Calciocaos resolvido antes do Apito Dourado ter apanhado sequer um currupto 4º árbitro dos distritais:

"Os portugueses têm mais dias de descanso, entre férias e feriados, que os restantes cidadãos europeus, à excepção dos italianos que conseguem não trabalhar durante 40 dias do ano. Em contrapartida, a semana de trabalho em Portugal tem 1,1 horas a mais que a média da União Europeia."

(in Correio da Manhã)

JA

Voluntário

Estou a entrar em desespero com a TV Cabo. Breve resumo (bastante resumido... nem vos falo das secas apanhadas no atendimento telefónico... ou da ida de um técnico lá a casa para desligar tudo se não pagasse 150,00 €, imediatamente, de facturas em atraso que vinham com dados errados) das incidências:

Ano de 2000
- Pedido de Instalação da TV Cabo
Ano de 2005
- Abril - Pedido de Instalação da Netcabo
- Abril - Na mesma semana em que o apoio telefónico me tinha dito que a factura de tv e de net podiam ter entidades diferentes... afinal as facturas têm de ter o mesmo nome.
- Abril - Pedido de alteração de dados de facturação (tudo do meu nome para nome da empresa)
Ano de 2006
- Março - continua tudo a vir em meu nome (resposta da TV Cabo durante 12 meses de facturação em nome errado - problema do sistema informático... mas que no mês que vem já deverá vir no nome correcto... durante 11 meses veio no nome errado)
- Março - cancelamento dos serviços (tv e net)
- Abril - no dia 1 de Abril (parece mentira mas é verdade) reiniciei os serviços em nome da empresa.
- Maio - aparecem as duas facturas em meu nome novamente... só que em meados de Março eu cancelei os serviços em meu nome... vou à Loja e anulam as facturas, "no mês que vem já vai aparecer tudo certo!" diz-me o empregado da Tv Cabo.
- Junho - A factura do serviço de tv vem finalmente no nome da empresa... o da netcabo permanece em meu nome... devolvo, mês após mês, ao remetente com a nota de que não sou cliente da Tv Cabo Portugal.
- Agosto - a Tv Cabo deixa-me uma mensagem de voz em tom ameaçador a dizer "pague as facturas em atraso, evite o desligamento".
- Agosto - Abro a carta que continua a vir em meu nome indevidamente... a conta de netcabo já atinge cerca de 160,oo €... vou à loja... "o sistema informático está bloqueado... mas já informamos a área de facturação para não fazer o desligamento". E eu: "importa-se de anular esta factura?", empregado "a minha anulação e o carimbo da loja na factura não tem qualquer valor" (na mesma loja no mês de maio - o tal 1º mês após o cancelamento em meu nome - os colegas deste empregado tinham anulado as 2 factura e colocado o carimbo).
Entretanto chega outro empregado que, após eu relatar suncitamente o historial da minha "relação" com a Tv Cabo", me diz : "sabe que pode pedir para as duas facturas virem com nomes diferentes".
Para terminar a conversa na loja eu solicito: "gostaria de ter da V. parte um documento que indique que o erro é vosso... para o caso de alguém me aparecer em casa para desligar o serviço"
Resultado: entregam-me uma folha com um texto sem vírgulas ou pontuação de qualquer espécie, com 5 erros ortográficos em vinte e poucas palavras.

Por isso se alguém um dia destes precisar de um voluntário para entrar numa loja da TV Cabo e rebentar com aquilo tudo lembrem-se de mim. Obrigado.

JA

Uma Boa Notícia

Uma nova rádio no Ar. Química FM - 105,4. Algures entre Cascais e Lisboa (uma parte desta pelo menos). Pedro Gonçalves já lá está... outros se seguem... esperemos nós para bem da nossa sanidade mental.
Com um bocado de sorte o Mensageiro da Moita voltará (espero eu para ver novamente o LPA no seu melhor)...

JA